Mural

Se você tiver uma matéria interessante, envie-nos para postagem.

Haras em Novo Hamburgo vira referência por criar pôneis campeões

De um sítio em Lomba Grande já saíram 17 animais premiados na Expointer

Adair Santos - Jornal VS - 09/12/2012

Foto: Adair Santos/GES-Especial
Novo Hamburgo  - Um haras de Novo Hamburgo tornou-se referência estadual na criação de pôneis, animais que exercem fascínio em crianças e em adultos pelo pequeno porte e docilidade. De um sítio localizado na área rural de Lomba Grande já saíram 17 animais premiados na Expointer – somente na edição deste ano foram três troféus.
“Os excelentes resultados que estamos colhendo nos últimos 10 anos valorizam não apenas os animais campeões, mas também o nosso trabalho árduo na busca da qualidade genética superior”, comemora o criador Bruno Cezar Melo Rostirola. Os preços dos animais variam de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil, no caso dos grandes campeões.
O negócio começou como hobby exatamente em 8 de maio de 1991, quando o vendedor recebeu um pônei como moeda de troca em um negócio para agradar ao filho Rodrigo, hoje com 30 anos e também seu sócio. Nascia, assim, o Haras Dois Piás, localizado na Estrada Rotermund, a cerca de 15 quilômetros do Centro de Novo Hamburgo.
Aos poucos foi ampliando a tropa. “A paixão pelos bichos motiva a incessante busca pela perfeição do padrão racial do pônei. Sou um eterno aprendiz e também pesquiso muito sobre o tema, trocando ideias com outros criadores”, explica. Atualmente, o sítio de 16,5 hectares conta com 37 animais. A diferença de preço entre um bicho e outro deve-se a fatores que muitas vezes passam despercebidos por um leigo, mas que saltam aos olhos de especialistas.
“O fator determinante é a diferença no padrão racial. Os melhores animais são proporcionais em morfologia, servindo para o lazer e também para o trabalho, pois alguns deles suportam pessoas com até 50 quilos de peso.”
Mais sobre a raça
A palavra pônei identifica um grupo de equinos de baixa estatura. Seu porte é pequeno, devendo ter, no máximo, 1,10 m de altura aos 36 meses de idade. No mundo, há mais de 100 diferentes raças conhecidas.
O pônei da raça Brasileira é originário da mestiçagem de várias raças. Pode ser utilizado tanto para montaria, com a realização de passeios, provas e concursos, quanto para tração, puxando charrete ou carrocinha.
Além disso, pode ser usado simplesmente como animal de estimação, finalidade para a qual é domado a partir de 24 meses. Quando a intenção é a sela, são indicados os de estrutura mais leve.
Seu temperamento é dócil, além de ativo e inteligente. Quando tratado de forma adequada, torna-se um excelente animal de estimação.
Quanto à pelagem, há diversas variações, mas as cores exóticas são as mais procuradas. Um pônei vive em média 24 anos e há casos de éguas e garanhões que procriam além desta idade.
Sua vida reprodutiva começa aos 24 meses. Geralmente, produzem um potro a cada primavera, após um período de gestação de cerca de 325 dias. A égua tem um leite muito rico, amamentando o filhote até os 6 meses de idade.
(Bruno Cezar Melo Rostirola é filho de Attiliano Cezar Rostirolla, 1º Diretor da Escola)